Cuidados diários com a pele

Cuidados diários com a pele

Para garantir uma pele jovem e bonita, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia.

08/09/2019 | Informativo

Para garantir uma pele jovem e bonita, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Manter uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais, ingerir bastante água e ficar longe do cigarro, são hábitos que ajudam a cuidar da nossa pele. Mas também devemos seguir uma rotina de limpeza, hidratação e tratamento para termos uma pele com aspecto saudável e cheio de vida.

Higiene

É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e as impurezas. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas.

É recomendável usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes como os alfa-hidroxiácidos, enxofre, ácido salicílico, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. Já as peles secas e normais, o indicado são os sabonetes líquidos neutros, loções ou leites de limpeza.

Lavar o rosto mais do que duas vezes por dia não é recomendado, pois estimula a produção de oleosidade, assim como usar água muito quente.

Os tônicos ajudam a remover a oleosidade, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. 
 
Esfoliação

Aplicar um esfoliante uma vez por semana ajuda a remover as células mortas, evita a formação de cravos e deixa a pele pronta para receber o tratamento adequado. Essa etapa é mais indicada para quem tem a pele oleosa.

Hidratação

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, dermatites e o envelhecimento precoce.

Diariamente é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação, neste caso opte por produtos oil-free, que são à base de água e não aumentarão a oleosidade da pele. Já para as peles normais à secas a indicação é usar manteigas, leites, cremes com aquaporinas, ácido hialurônico e água termal.

Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. 
         
Proteção Solar

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e os cânceres de pele. 

Ao sair ao ar livre procure ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa. 

Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou maior para o rosto e também para o corpo.

Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, chapéus e óculos escuros.

Máscaras faciais 

Máscaras faciais ajudam a equilibrar a oleosidade da pele e mantê-la com um aspecto saudável e viçoso. No mercado, é possível encontrar produtos para pele oleosa que promovem o fechamento dos poros, para pele seca que aumentam a hidratação, antioxidantes e com efeito lifting.

Cremes anti-idade

Após os 25 anos, o deve-se iniciar a prevenção do envelhecimento da pele com o auxilio de cremes anti-idade. A indicação dos produtos dependem da idade e da necessidade de cada pessoa. Os tratamentos ajudam a devolver a firmeza à pele, melhorando as rugas, manchas e linhas de expressão.

35 anos

Os primeiros sinais das linhas de expressão e rugas iniciam após os 35 anos, principalmente nas mulheres com a pele mais clara. Com o declínio das funções celulares, a pele não se renova como antes e se torna mais flácida. Essa é a fase em que a maioria das mulheres começa a optar pelo uso de cremes anti-idade que estimulam o processo de renovação celular e colágeno. As opções para esta faixa etária são hidratantes com vitamina C e E, ácido hialurônico e retinol.

45 anos

A partir dos 45 anos, os sinais de envelhecimento ficam mais aparentes. Ocorre queda na produção de hormônios deixando a pele mais ressecada e flácida, normalmente as manchas aumentam em quantidade e tamanho, se tornando mais aparentes. Na hora de escolher os crèmes, prefira os que contenham vitamina A, C e E, que melhoram a hidratação, e ativos como DMAE, argireline, elastinol e ácido hialurônico, ótimos para prevenir rugas e flacidez.  E comece a tartar também o contorno labial, pois, a partir desta idade, a região começa a enrugar e perder volume.

60 anos

Nesta fase da vida, as rugas e linhas de expressão já estão bem marcadas, as manchas estão mais aparentes e a pele perde a definição do contorno fácial. O pescoço também apresenta ressecamento e flacidez. As opções mais indicadas são os produtos que firmem o rosto, que renovem as celulas e que contenham ativos clareadores, como os ácidos glicólico e retinóico.

Em qualquer idade:

  • Use filtro solar todos os dias.
  • Lave bem o rosto no fim do dia e nunca durma de maquiagem.
  • Hidrate.
  • Dê atenção ao pescoço e ao colo. 
  • Consulte um dermatologista, pois apenas um profissional pode indicar o tratamento adequado para o seu tipo de pele e para suas necessidades.
     

Compartilhe este artigo:

Leia também

Bioestimuladores

Bioestimuladores

18/10/2019 | Informativo

Tudo sobre as substâncias para aumentar a produção de colágeno

Leia Mais
Quando se preocupar com uma pinta alterada

Quando se preocupar com uma pinta alterada

17/10/2019 | Dicas de Saúde

Os sinais na pele nem sempre indicam problemas. Entenda o que analisar antes de ficar preocupado.

Leia Mais
Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

13/10/2019 | Dicas de Saúde

Confira essas dicas dicas.

Leia Mais