Tratamentos para Acne

Tratamentos para Acne

A acne é uma doença de pele bastante frequente, que acomete a maior parte dos adolescentes, porém não se restringe a eles.

05/10/2019 | Dicas de Saúde

A acne é uma doença de pele bastante frequente, que acomete a maior parte dos adolescentes, porém não se restringe a eles é bastante comum em adultos, principalmente nas mulheres após os 25 anos.

A adolescência é um período de muitas mudanças no organismo, tanto do ponto de vista físico como psíquico. É também uma das fases da vida em que a aparência é muito importante. As principais modificações que ocorrem na pele e nos cabelos estão relacionadas à atividade hormonal que se inicia nessa fase. São os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo desencadeamento da acne (pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos, cicatrizes).

A acne deve ser tratada o mais precocemente possível. O controle dessa doença é recomendável não só por razões estéticas (melhora da aparência geral), como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.

Ressalta-se, a seguir, uma série de noções e recomendações essenciais para o controle da acne: ▫️pode ocorrer piora relacionada ao estresse, período menstrual, certos medicamentos como os corticoides, exposição exagerada ao sol, época do ano (pode piorar no inverno) e principalmente, ao hábito de mexer nas lesões (“espremer cravos e espinhas”) ▫️o bom cuidado começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado. A limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo (irrita a pele) e pode piorar a acne. a alimentação deve ser saudável, evitar leite e derivados.▫️a limpeza de pele, quando bem executada por esteticista treinado, pode ser um ótimo complemento do tratamento.

Para o tratamento da acne é necessário verificar se é uma acne leve, moderada ou grave. Nas formas leves o tratamento pode ser apenas local, com inúmeros produtos existentes no mercado isolados ou combinados: ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinoides (tretinoína, adapaleno), antibióticos (clindamicina e eritromicina) e ácido azeláico. Quando o quadro é moderado associa-se o tratamento por via oral com antibióticos específicos. O tratamento hormonal, com anticoncepcionais orais, é sempre útil para as mulheres, desde que não existam contraindicações. Quando não há uma boa resposta aos tratamentos anteriores e se percebe uma tendência para cicatrizes ou um importante impacto negativo na qualidade de vida, deve ser indicada a isotretinoína oral, mesmo em casos moderados e que não tenham contraindicações.

Para o tratamento das cicatrizes existem alguns procedimentos dermatológicos que podem ser indicados, tais como, peelings químicos, preenchimentos, microagulhamento, microdermabrasão, alguns tipos de laser e luzes.

Compartilhe este artigo:

Leia também

Bioestimuladores

Bioestimuladores

18/10/2019 | Informativo

Tudo sobre as substâncias para aumentar a produção de colágeno

Leia Mais
Quando se preocupar com uma pinta alterada

Quando se preocupar com uma pinta alterada

17/10/2019 | Dicas de Saúde

Os sinais na pele nem sempre indicam problemas. Entenda o que analisar antes de ficar preocupado.

Leia Mais
Índice ultravioleta e a sua pele

Índice ultravioleta e a sua pele

13/10/2019 | Dicas de Saúde

Saber sobre o índice ultravioleta (UV) é essencial para quem quer curtir o sol, sem prejudicar a saúde!

Leia Mais